20 junho 2008

Exame Geometria Descritiva A - 2008 - Prova e Cotações

Os alunos que realizaram esta prova devem consultar os critérios de correcção para terem uma previsão do resultado. - COTAÇÕES
No caso da classificação obtida diferir significativamente da esperada, os alunos podem solicitar, na escola, uma cópia da sua prova.
O Professor estará disponível para ajudar a elaborar os eventuais pedidos de reapreciação que se julguem fundamentados. (contacto: essm.arte@gmail.com)
Será posteriormente agendado um dia específico para o efeito.

Prova de Exame 2008 - Comentário

Esta prova de exame parece finalmente conter algo de novo, as questões diferem significativamente entre si em grau de dificuldade, permitindo uma avaliação mais correcta das competências e dos conhecimentos.

Consideramos com grau de dificuldade progressivo as questões 3 – 1 – 4 – 2

A questão 4, apesar de simples, avalia mais a capacidade de interpretação de um texto pouco claro que as competências que deveriam ser avaliadas. Deveria ser evitada a complexidade “confusa e de rigor questionável” da forma como os dados são fornecidos.

Na questão 2 a referência a um triângulo isósceles é dispensável, uma vez que é dado o mesmo valor a dois lados do triângulo.

Apesar dos pontos menos positivos, esta prova prima pela presumível redução das classificações (destrutivas) inferiores a 4 valores e avalia correctamente os alunos acima dos 15 valores que conseguem resolver a 2.ª questão sem erros e pelo processo mais expedito.

Exame GDA 2008 1 - Questão 1


Proposta I


Optou-se pelo rebatimento do ponto "P" e da recta "p" de perfil pertencente ao plano de rampa.


A única dificuldade encontrada por parte significativa dos alunos foi o rebatimento de um plano de perfil que inclui um ponto de um traço horizontal com afastamento negativo.


Deve ser reforçada a ideia do movimento circular, horário ou anti-horário, que um mesmo rebatimento deve obedecer.




Proposta II


Nesta segunda proposta de resolução, foi colocada uma recta qualquer "b" (não a recta de perfil mas uma outra) paralela ao beta 24 e contendo o ponto P, .
Determinou-se o ponto "I´" de intersecção dessa recta com o plano de rampa. (desta forma encontramos os valores de cota e de afastamento do ponto I)
Finalmente transferimos os valores de cota e de afastamento do ponto "I´" para a recta "r" com 2 de abcissa.
(de referir que esta solução se baseia na noção muito "afinada" nas aulas de que os pontos situados em planos de rampa são independentes da abcissa. Permite uma alternativa ao rebatimento)

Exame GDA 2008 1 - Questão 2



Pensamos que a resolução mais expedita inicia-se pela colocação de uma recta frontal contendo o ponto "A" que servirá de eixo ao rebatimento de um ponto da recta "s" (neste caso o ponto escolhido é o traço horizontal)

Exame 2008 1 - Questão 3




19 junho 2008

Exame 2008 1 Questão 4


Continua sem ser esclarecido sobre o que pretende (um sólido resultante ou dois sólidos justapostos).


04 junho 2008

APOIO de GDA e MATEMÁTICA

Esta Agenda poderá ser frequentemente alterada

Consulta as datas oficiais dos exames nacionais em www. gave.pt



Resolve os testes. Envia sugestões ou/e dúvidas para essm.arte@gmail.com



Apoio GDA

Na Sexta será aqui colocado o horário da próxima semana.
Quanto ao dia 10 de Junho, foi só para verificar se estão atentos :-)
Vão indicando as vossas prferências no quadro à direita.