20 junho 2008

Exame GDA 2008 1 - Questão 1


Proposta I


Optou-se pelo rebatimento do ponto "P" e da recta "p" de perfil pertencente ao plano de rampa.


A única dificuldade encontrada por parte significativa dos alunos foi o rebatimento de um plano de perfil que inclui um ponto de um traço horizontal com afastamento negativo.


Deve ser reforçada a ideia do movimento circular, horário ou anti-horário, que um mesmo rebatimento deve obedecer.




Proposta II


Nesta segunda proposta de resolução, foi colocada uma recta qualquer "b" (não a recta de perfil mas uma outra) paralela ao beta 24 e contendo o ponto P, .
Determinou-se o ponto "I´" de intersecção dessa recta com o plano de rampa. (desta forma encontramos os valores de cota e de afastamento do ponto I)
Finalmente transferimos os valores de cota e de afastamento do ponto "I´" para a recta "r" com 2 de abcissa.
(de referir que esta solução se baseia na noção muito "afinada" nas aulas de que os pontos situados em planos de rampa são independentes da abcissa. Permite uma alternativa ao rebatimento)

2 comentários:

Anónimo disse...

na marcacao do ponto I1 eu tinha posto em baixo mas como tava a rodar tudo de esquerda para direita fui marcar o I1 em cima.e precisava do 20...

João Paulo Araújo disse...

Não há direita ou esquerda num movimento de rotação, há sim sentido retrógrado (o dos ponteiros do relógio) ou directo (contrário aos ponteiros.
Se, num determinado rebatimento, não usaste o mesmo sentido para todos os pontos então há um erro.
O mesmo se aplica ao contra-rebatimento.
Quanto ao 20 .... não basta ser génio se não se treinar minimamente as capacidades naturais. Penso que já alguém lhe deve ter dito isso antes.